sexta-feira, 24 de junho de 2011

Minhas Contas

          Pedro e Nei são verdadeiros amigos, estão sempre juntos. A amizade dos dois, no entanto, corre sérios riscos já que a mãe de Pedro não aceita os fios de contas usados pelo amigo do filho em função da sua religião: o candomblé.
           Ao descobrir o preconceito, Nei fica com uma minhoca na cabeça. E se a mãe dele estiver certa? Desesperado, começa a sentir uma série de sentimentos e sensações: raiva, vontade de lutar, chorar, correr, gritar, de se esconder... Sem perceber, entra em contato com os orixás, as energias que são vivenciadas e reverenciadas nos mitos e nos ritos de seus praticantes.
           Da mãe e da avó os conselhos para ajudá-lo a recuperar seu amigo e a compreender a importância do respeito a todas as crenças. Cada um ama de um jeito. Até se a pessoa não tiver religião nenhuma, a gente tem que respeitar. Parece que Pedro concordou com elas. Afinal tem gente que fala mal do candomblé sem conhecê-lo.
           Mas... E quanto a sua mãe? Bem... Nem todos escolhem o caminho mais fácil para se chegar ao mesmo lugar não é mesmo?
           Luiz Antonio, em Minhas Contas, Cosac Naify, relata esses encontros e desencontros com a essência do que somos e cremos. Com belíssimas ilustrações de Daniel Kondo, uma preciosa mistura de linguagem literária e informativa na medida certa. Axé!

Ficha Técnica:
Autor: Luiz Antonio
Ilustrações: Daniel Kondo
Editora: Cosac Naify