sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um rei africano no Brasil

            Era uma vez um rei africano. Um rei sem coroa, sem espada, sem terra. No entanto, esse nobre homem emprestou sua história para virar símbolo de luta para o povo brasileiro. Perdeu a coroa, mas nunca a majestade; sem espada, mas representando uma grande batalha; sem terra, mas respeitado em dois continentes.
            O livro A história de Chico Rei de Béatrice Tanaka, editora SM, 2010, apresenta a lenda, a narrativa, o samba-enredo, o maracatu, a congada, os desenhos, as ilustrações, as fotos, o teatro, o balé, os poemas, enfim, todo tipo de registro que envolve a trajetória de Francisco, o ex-rei que foi trazido da África para trabalhar como escravo em terras brasileiras.
            Em sensíveis manifestações de variadas linguagens, a autora contextualiza historicamente os episódios e narra, de modo muito especial, a lenda em torno desse mito. Encanta ainda com as letras criadas pela Escola de Samba – Acadêmicos do Salgueiro – que, no auge da ditadura militar, escolheu o exemplo libertário de Chico Rei como tema para o seu desfile e transformou homens comuns em deslumbrantes soberanos.
            Vale destacar também no livro, as referências dos poemas de Cecília Meireles em Romanceiros da Inconfidência e, ao final, o Pequeno Caderno de Lembranças da Autora com desenhos dos anos de 1950. Sem falar nas belíssimas ilustrações, recriando o clima setecentista no qual se passa a história. Uma obra alternativa que salvaguarda a memória de um importante episódio na construção da identidade de nosso país.


            Ficha técnica:

            Autora e ilustradora: Béatrice Tanaka
            Editora: Edições SM
            Ano: 2010