quinta-feira, 23 de junho de 2011

Um caso de amor!

          Era uma vez antigamente, mas muito antigamente, nas profundezas do passado, quando os bichos falavam, os cachorros eram amarrados com linguiças, alfaiates casavam com princesas e as crianças chegavam no bico das cegonhas... Aconteceu naquele então uma história de amor.
          Um pouco complicada é verdade! Afinal, o que pensar de um romance entre um gato malhado (e diga-se: com terrível fama de mal e egoísta) e uma andorinha? Andorinha Sinhá era bela e um pouco louca – na opinião geral – e enquanto todos fugiam de pavor do bichano, ela passava horas a fitá-lo. De repente, o amor desperta de seu sono à inesperada visão de outro ser. Assim também ocorreu no coração do Gato Malhado. E tinha sentimentos o tal do gato insolente? Ou ele estava tomado pela inspiração da primavera?
          Pois bem... O que pensavam (e diziam) os outros habitantes da floresta não era difícil adivinhar: Ela habituou-se a espiá-lo enquanto ele dorme; Ela é cabeçuda e se deixar guiar pelo coração; O Gato Malhado é a sombra na vida tranqüila da Andorinha Sinhá; Os gatos são inimigos das andorinhas.
          Conselhos, advertências, proibições e até passeatas para impedir o caso de amor. Os principais especialistas foram chamados: Reverendo Papagaio, a Vaca Mocha, O Pato Branco, O Pombo e a Pomba, O Sapo Cururu, todos contrários àquela história. Dos pais, a decisão de que Andorinha Sinhá precisava casar-se. O parque inteiro aprovou: Que bom casamento! O Rouxinol é belo e gentil, sabe cantar, é da raça volátil!
          Quanto ao destino de nossos apaixonados? Só perguntando ao Tempo, pois ele prometeu uma rosa azul para a Manhã desde que ela lhe contasse uma boa história. Ela lhe contou e, Jorge Amado, um dos grandes nomes da literatura brasileira a escreveu e presenteou seu filho João que, em 1948 completava seu primeiro aniversário. Carybé ilustrou e a Companhia das Letrinhas publicou uma nova edição da inesquecível história de amor entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.




Ficha técnica:
Autor: Jorge Amado
Ilustrações: Carybé
Editora: Cia das Letrinhas