sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um lobo original!

            Um lobo que não come a Chapeuzinho, não ataca os sete cabritinhos, nem destrói a casa de algum porquinho ou aparece em fábulas de todos os tempos. Um lobo diferente, mas que nem por isso perde sua função mítica ou deixa de realizar ritos de passagem. Finalmente, um lobo original.
            “O menino monta nas costas do lobo e os dois desaparecem pelo campo”. Durante a noite, o lobo volta e leva Lília agarrada ao seu pelo macio. “O lobo pisca os olhos amarelos e estica o corpo num espreguiçar comprido”.
            Um pai contador de histórias, que recita versos, cantarola músicas antigas dos pampas. Um menino e uma menina com algumas particularidades em comum: deslizes pela casa só de meias, o tal do lobo e uma história por acabar... Uma história interrompida! 
            O livro que está dentro do livro cheio de vida. A vida que está dentro do sonho. O sonho que mistura a vida e o livro. Assim é a história O Lobo de Graziela Bozano Hetzel, com ilustrações de Elizabeth Teixeira, da editora Manati. Singular, poético, essencial...
            Em tempo: a obra recebeu da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – o prêmio de o melhor para a criança em 2010.


Ficha técnica:
Autora: Graziela Bozano Hetzel
Ilustrações: Elizabeth Teixeira
Editora: Manati